Hoje inicia o inverno, estação do ano na qual mais ocorrem casos de gripe. A temperatura cai e se você pega o vírus o corpo já começa a mostrar sinais bem chatinhos: garganta dói, nariz escorre e tranca, espirros, dor de cabeça e no corpo… E muito mais! Para seu bem-estar, trouxemos algumas dicas para que cuide-se e tente não pegar uma gripe nesse período! Vamos conferir?!

MÃOS LIMPAS

Nossas mãos sempre estão em contato com pessoas e itens, o que pode facilitar a transmissão do vírus. Diariamente cumprimentamos pessoas, mexemos com dinheiro, nos seguramos no ônibus, usamos o mesmo banheiro que outras pessoas, abrimos e fechamos portas, pegamos em jornais… Tudo isso facilita o contato com o vírus da gripe. Assim, a regra é básica: tome como hábito lavar as mãos diversas vezes ao dia, em especial após espirrar ou tossir. Dessa maneira, você estará se livrando do vírus e pode evitar a contaminação. Para garantir a higiene em lugares que não existe a possibilidade de lavar as mãos, carregue sempre consigo uma bisnaga de álcool gel.

ALIMENTAÇÃO

Sim, nossa alimentação pode nos proteger contra o vírus da gripe (e até a reduzir seus sintomas, caso já esteja gripado)! Para isso, é preciso ingerir alimentos conhecidos por fortalecer o sistema imunológico, que são ricos em vitaminas e minerais específicos – ou seja, você precisa comer diariamente frutas, verduras, legumes e grãos. E não esqueça: beber bastante água também é indispensável. Alimentos que contém vitamina C (como laranja, limão, folhas verdes e tomate, dentre outros) aumentam a imunidade e contribuem para um melhor desempenho físico. O alho também está na lista dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater inflamações. Alimentos ricos em vitamina A (como produtos de origem animal) protegem as mucosas contra infecções, aumentando a formação de anticorpos. Alimentos com vitamina E (como óleos, abacate e algumas sementes) ajudam a manter nossos glóbulos vermelhos e o sistema nervoso saudável. Para saber as quantidades ideais de ingestão e outras vitaminas e minerais que previnem a gripe, sugerimos que você consulte um nutricionista.

SONO

Respeitar as 8 horas de sono recomendadas pode ser a melhor atitude que você irá tomar para restaurar a sua saúde. Dormir bem ajuda a manter o sistema imune funcionando positivamente, protegendo o organismo contra doenças, inclusive contra a gripe. Lembre-se de que um bom colchão e um ambiente calmo, sem iluminação e sem barulho são essenciais.

RESPIRAÇÃO

Procure respirar pelo nariz. Ao respirar pela boca, você fica mais exposto às doenças, pois o nariz tem maior capacidade de aquecer e umidificar o ar do que ela, evitando boa parte das infecções.

ATIVIDADE FÍSICA

Ao praticar exercícios físicos você se protege de infecções em geral. Eles ativam a circulação sanguínea, estimulando a produção de um tipo de linfócitos que acaba protegendo o corpo da invasão de bactérias e vírus, por exemplo. Procure um profissional e descubra qual é o melhor tipo de atividade para você!

AMBIENTE

Se possível, evite locais com aglomeração de pessoas e salas fechadas, assim você reduz a chance de inalar microrganismos indesejados.

AGASALHO

Andar bem agasalhado não é frescura: é proteção! Antes de sair de casa, verifique a temperatura em sua cidade e agasalhe-se para ficar protegido do frio. Evite também oscilações muito grandes de temperatura (por exemplo, sair de um ambiente fortemente aquecido por estufa e ir para a rua com temperaturas baixíssimas).

VACINAÇÃO

O outono e o início do inverno são os períodos ideais para fazer a vacinação que previne contra a gripe e seus sintomas/complicações. Se você ainda não fez, vale o investimento em sua saúde! Verifique junto à rede pública a possibilidade da vacinação gratuita e proteja-se.

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